Criando imagens customizadas de endereços de email

Endereços de email são muitas vezes mascarados na web para que não sejam facilmente obtidos por programas que tem por objetivo enviar spam. É relativamente fácil escrever um programinha que fica vasculhando a web em busca de endereços de email, cadastrá-los em um banco de dados e depois utilizá-los como quisermos. Para que isso não ocorra, várias vezes nos deparamos com endereços de email passados como “joao AT gmail DOT com” ou alguma coisa do tipo.  Outra técnica muito utilizada é transformá-lo em uma imagem. Dessa forma o programinha malicioso que a princípio era fácil se torna bem mais difícil.

Eu acho que hoje em dia temos bons programas de anti-spam, o que torna os métodos acima não tão relevantes. Porém, acredito que converter o endereço de email em uma imagem o deixa bonito. Veja por exemplo a minha página de contatos. Fazer imagens desse tipo apara domínios conhecidos como “gmail.com”, “hotmail.com” e “yahoo.com” é bem fácil: vários sites permitem que você escolha um desses domínios e escreva o seu email. Um que eu gostei foi o do freetechjournal, pois tem vários domínios ali dos serviços de email mais populares. É fácil encontrar serviços semelhantes que permitem alguma customização.

Procurei bastante na web algum site que permitisse criar um email com uma imagem de domínio customizada, porém não achei nenhum. Como é uma operação bem simples, resolvi fazer um script em python para isso. Estou disponibilizando o iconifymail, que contém também a imagem usada para a empresa em que trabalho, ProFUSION, que pode servir como base para que você faça a sua própria imagem (obrigado, Marina). O uso é bem simples, basta passar como primeiro argumento a imagem a ser utilizada como domínio e, como segundo, o seu endereço de email (sem o domínio). Algumas coisas eu deixei hard-coded no script, mas creio que seja fácil adaptá-lo para o tamanho de imagem que você quiser. O resultado final é o que pode ser visto abaixo e também na minha página de contatos:

Essa é a versão 0.1 do iconifymail, open source, disponibilizado sob GPLv3. Se você quiser contribuir, pode usar os repositórios git: oficial ou mirror.

blogroll

social