ANÚNCIO: genslide 0.3

É com satisfação que anuncio a primeira versão do programa genslide, genslide 0.3. É um simples programa que criei para facilitar a conversão de letras de música em slides, salvando-os em pdf através de Latex/Xelatex. Esses slides podem ser usados durante shows e cultos e venho usando-os já faz 6 meses na igreja que eu frequento. Embora ainda tenha bastante coisa para ser feita, ele já se mostra bastante útil e facilita bastante na hora de criar novos slides.

A ideia é que o usuário não se preocupe com muito com a formatação, apenas com a divisão de título, estrofes e coro. Se você é da área de computação, isso se traduz dizendo que a gramática é bem simples. Uma símples música, contendo o título e 2 estrofes:

Esse é um título de exemplo

A primeira linha da primeira estrofe

A segunda linha da primeira estrofe

A terceira linha da primeira estrofe

A primeira linha da segunda estrofe

A segunda linha da segunda estrofe

A terceira linha da segunda estrofe

Existem alguns recursos adicionais, como marcação de uma estrofe como coro e marcação de um trecho da música para repetição. Além disso, nem sempre a frase cabe nos espaço disponível do slide. A divisão em várias linhas é feita de forma automática, bem como a divisão entre os slides. Assim, se você tiver uma linha da forma abaixo, ela será automaticamente dividida em 2 ou mais linhas.

Essa é uma linha realmente longa que não caberia em uma única linha no slide

Outro recurso interessante é a integração com o site de letras do Terra. Dessa forma é possível gerar os slides simplesmente passando o link para a letra nesse site. Por exemplo, para gerar um slide da música “Pra cima Brasil”, do João Alexandre:

\$ genslide-bin http://letras.terra.com.br/joao-alexandre/46505/

A aparência dos slides finais é dada por um conjunto de arquivos que formam um tema. O tema que uso atualmente é bem simples, mas nada impede que temas mais sofisticados sejam criados. Atualmente a linha acima geraria o conjunto de slides abaixo. Espero que esse programa seja útil não só para mim, mas para todos que precisam fazer esse tipo de conversão.

**[Pra cima brasil](http://www.slideshare.net/lucasdemarchi/pra-cima-brasil “Pra cima brasil”)**

Download

Você pode fazer o download de genslide na página de downloads do programa. A última versão, 0.3, pode ser obtida em formato tar.bz2 ou zip. Tudo o que você precisa é ter python3 instalado (testado somente em Linux).

Hacking e feedback

O código-fonte da última versão está disponível acima ou, para a última versão de desenvolvimento, você pode fazer o download no repositório do projeto.

blogroll

social