Banco do Brasil + Linux 64 bits

Faz 1 mês mais ou menos que liguei no Banco do Brasil reclamando que a “solução de segurança” do site deles não estava funcionando no meu Linux 64 bits. Sem grandes surpresas, depois de me perguntarem se eu tinha a VM java da sun instalada, versão, etc, eles me passaram para o suporte de segundo nível. Pediram o meu telefone, dizendo que entrariam em contato (isso foi no sábado).

Logo na segunda-feira de manhã me ligaram e após mais um tempo conversando, ele disse: “o problema é que a nossa solução de segurança não é homologada para a jre 1.6. Acontece que em algumas plataformas ela funciona, mas não é garantido. A gente sabe que em Linux 32 bits funciona, mas a jre 1.5 é que é oficialmente homologada”. Então eu tinha duas opções: ou instalar a versão 1.5 ou rodar um browser 32 bits. Felizmente no meu sistema, archlinux, já tem um pacote firefox32 que faz tudo o que preciso e foi o a solução que adotei. Até hoje.

Hoje quando fiz meu usual “sudo pacman -Syu” para instalar atualizações de todos os pacotes, vi que tinha uma atualização da jre para ser feita: jre-6u18-2. Aí pensei… quem sabe nessa versão mudou alguma coisa que fez funcionar o applet do BB? Sem muitas esperanças, abri o site no chromium e para minha surpresa, funcionou! Abri no Firefox, e funcionou também. Pra tirar a dúvida, fiz o downgrade para a versão anterior do java, jre-6u17-1. Abri novamente e continuou funcionando. Logo, não foi causada pela atualização da VM, mas sim por alguma mudança que o pessoal do Banco do Brasil fez. Não sei se eles chegaram a homologar a versão 1.6 da JVM (o que já estaria mais do que na hora), só sei que agora funciona com Linux 64 bits.

Felizmente agora posso acessar a minha conta no Banco do Brasil sem precisar do browser 32 bits. Já estou removendo-o. Deixe seu comentário pra eu saber se funcionou pra você também (inclusive aqueles que usam FreeBSDs e outros unixes).

blogroll

social